Xel-Ha, o parque natural – 20/10/13

Existem 3 principais parques de diversão em Cancun: o Xcaret, o Xel-Ha e o Xplore. Pela pesquisa prévia que eu havia feito, sabíamos que o Xcaret era um parque mais “americanizado”, com shows, zoológico, um monte de coisas para fazer além de snorkel. O Xel-Ha era um parque 100% natural para se fazer snorkel e observar a vida marinha. Já o Xplore era o parque “radical” com tirolesas e cavernas.

Quando montamos o nosso roteiro, de cara colocamos o Xplore na lista. Deixamos para escolher entre os outros dois parques quando estivéssemos em nosso destino. Mas quando começamos a pesquisar os valores dos passeios, já em Cancun, percebemos que o custo benefício do Xel-Ha era bem melhor, pois o parque é All-inclusive, ou seja, podíamos comer e beber a vontade, poderíamos alugar os snorkels e pés de pato, as toalhas e os armários, e de quebra poderíamos tomar uma ducha, tudo incluso no preço da entrada. E como queríamos muito mergulhar com snorkel, decidimos pelo Xel-Ha ao invés de Xcaret. O ônibus veio buscar na recepção do hotel as 7hs da manhã, e nos buscou no parque as 17hs para voltar.

Para comprar o passeio, é bom pesquisar em pelo menos duas agências de turismo em Cancun, além do serviço do hotel. Na primeira agência que fomos, o passeio com a entrada e o transporte ida e volta custava USD 139,00. Nós compramos por USD 95,00 no quiosque da praia que ficava do lado do nosso hotel (também com transporte). Aliás este quiosque eu recomendo muito! Compramos lá também nosso mergulho de cilindro, que vou comentar no próximo post. O quiosque é este ai da foto abaixo.

20131022_112324

No ônibus na ida tem um guia que explica um pouco do parque, dá algumas dicas e tenta vender alguns produtos. As dicas são ótimas, mas não se deixem cair na conversa de que no parque eles vão confiscar qualquer protetor solar que não seja biodegradável. Realmente eles proíbem o protetor que não é biodegradável, porque é nocivo á vida marinha. No entanto você pode levar o seu normal e trocar na entrada por um que seja biodegradável, e ao final do passeio você pega o seu de volta. Nós caímos na conversa e compramos no ônibus um protetor biodegradável por USD 15,00, porque o guia falou que o nosso seria confiscado e ficaríamos o dia todo sem protetor.

Chegando ao parque fomos direto à área dos armários deixar as coisas e pegar o esquipamento de mergulho. Para pega-los, é necessário deixar um depósito de USD 25,00 por pessoa, que ao final você pega de volta quando devolver todo o equipamento.

O parque é enorme, cheio de lugares para mergulhar, a água é cristalina, tudo muito lindo! O guia deu a dica de irmos primeiro ao rio, que vai de encontro ao mar dentro do parque, pois se deixássemos para depois ficaria muito lotado e seria ruim de ver os peixes. Seguimos a dica e começamos pelo rio. A água não é gelada, é congelante! Passei frio o dia todo, por isso recomendo levar aquelas blusas de nylon para mergulho. No outro parque eu levei e quebrou o galho.

No rio você pode ir com o snorkel observando tudo, ou com uma bóia. Nós preferimos ir observando e foi muito bonito, cheio de peixinhos azuis. Tiramos muitas fotos.

No parque também tem umas tirolesas pequenas e duas cordas, uma em cima da outra, onde você anda em uma e se segura na outra. Dói muito o pé mas é legal. Tem lugares para saltar na água também.

O melhor lugar para ver os peixes é embaixo da ponte elevada, perto de um barco que o fundo é de vidro para quem tem medo de mergulhar poder observar os peixes. Ali os peixes são maiores e em maior quantidade, lindo! Tem caverna Maia, tem gruta, tem trilha, tem cenotes, enfim, o parque é lindo! Tem algumas atrações opcionais que se paga a parte, como o nado com golfinhos ou tubarão, ou o Spa.

O almoço do parque é delicioso, com muita variedade. Nos disseram que tinha 4 restaurantes mas só achamos dois, e o primeiro deles era o que tinha maior variedade. Até achamos carne!! Uma delicia!

Durante as atividades tem vários fotógrafos que vão “flagrando” os momentos interessantes para no final cobrar a parte pelas fotos. Não sei quanto era pois nem nos interessamos em pegar as fotos, já que tiramos bastante foto com nossas câmeras a prova de água. Vale muito a pena trazer uma gopro, usamos todos os dias e as fotos ficaram sensacionais!

Enfim, o parque é maravilhoso! Aí vão mais algumas fotos:

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

3 pensamentos sobre “Xel-Ha, o parque natural – 20/10/13

  1. STELLA E MESHI disse:

    Sei que por aqui não dá pra ver nem um terço da maravilha que deve ser este lugar e como deve ser divertido, mas achei tudo muito lindo, amei!!!! Me pareceu que o dia de vcs. foi sensacional!!! Beijuuus

  2. Dagmar e Carlos disse:

    Que maravilha está sendo a viagem de vcs, inesquecível.
    Todas as fotos tiradas foram com aquela maquininha pequinininha??? Isso quer dizer que tamanho não importa em nada. É super eficiente.
    Gostamos e apreciamos todos os registros e o mais interessante são as imagens claras ,nítidas e perfeitas.
    Estamos aguardando vcs anciosos e com muitas saudades.
    Beijos

Deixe um comentário